DISCIPLINA: SOCIOLOGIA. PROFESSOR: MARCOS SOUSA./A: ANDRA LIMA/TURMA: 101. 3A. MLC – 2021 BELÉM/PA.

1- oque é cultura e quais as suas principais características?

“A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade”.

Edward Tylor (1832-1917).

-principais características:

  • determinada pelo conjunto de saberes, comportamentos e modos de fazer;
  • possui um caráter simbólico;
  • é adquirida por meio das relações sociais de um grupo;
  • é transmitida para gerações posteriores;
  • não é estática, sendo influenciada por novos hábitos.

Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.todamateria.com.br/o-que-e-cultura/amp/&ved=2ahUKEwj-pv-ditX0AhUWlJUCHW0UC58QFnoECGMQAQ&usg=AOvVaw1gdEAhw5AFQY0BDZOSR2qG

2- qual a diferença entre o evolucionismo cultural , relativismo cultural e etnocentrismo?

Tanto o etnocentrismo quanto o relativismo cultural foram criados pela antropologia, mas com ideologias distintas. enquanto o etnocentrismo defende práticas “egoístas” como o hábito de julgar inferior uma cultura diferente da sua própria cultura. O relativismo defende a diversidade cultural e que cada

um deve respeitar sem achar que a sociedade a qual pertence está correta e a outra errada. Contudo, o evolucionismo cultural mostra teorias criadas por Edward Burnett Tylor, Lewis Henry Morgan e Herbert Spencer. Que considera que o desenvolvimento das sociedades se dá a partir do crescimento e das alterações sofridas.

3- oque é ideologia e quais as suas principais características?

Ideologia é um conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais e políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época ou sociedade.

– principais características:

  • Conhecimento: para Gramsci, a ideologia pode ter a conotação positiva como um modo de conhecimento ou tomada de consciência sobre a realidade.
  • Relação entre visão de mundo e ação: a ideologia não é apenas um conjunto de crenças e ideias, mas é algo que apela para ações práticas.
  • Afetos: esse é um aspecto importante da ideologia – ela conecta as emoções e os afetos com as crenças e as ações das pessoas. Essa característica mostra como as pessoas possuem relações afetivas fortes com seus modos de vida e visões de mundo.

4- oque é indústria cultural e quais as suas formas de reprodução da ideologia?

A Indústria Cultural é aquela que utiliza como base a cultura de determinados povos do mundo para fabricar seus produtos.

Em vez de favorecer a formação de pensadores, essas mercadorias disseminam conceitos prontos e clichês para manter o máximo de pessoas alienadas ao sistema.Os produtos da Indústria Cultural não têm a reflexão como objetivo, mas sim a disseminação de valores das classes dominantes.

Portanto, são simplificados ao máximo para corroborar essas ideias na mente da população.

https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://fia.com.br/blog/industria-cultural/%23:~:text%3D%25E2%2580%259CA%2520Ind%25C3%25BAstria%2520Cultural%2520%25C3%25A9%2520aquela,uma%2520perspectiva%2520de%2520consumismo%2520exacerbado.&ved=2ahUKEwiT0qKpmdX0AhUNqZUCHSD3DRYQFnoECAQQBQ&usg=AOvVaw1QP7-g6L_F4T0eoyvu8W1Z

Disciplina: Sociologia. Professor: Marcos Sousa./a: andra lima/Turma: 101. 2a. Atividade Remota de Sociologia. MLC – 2021 Belém/pa.

1. O que é dívida histórica e como ela se estrutura socialmente?

O conceito de dívida histórica designa a responsabilidade que gerações atuais, governos e Estados Nacionais teriam em relação a injustiças cometidas contra gerações passadas, sobretudo sobre grupos sociais minoritários. Dessa forma, o debate em torno da existência ou não de uma dívida histórica é também o debate sobre quais seriam os deveres de reparação das gerações contemporâneas frente às gerações anteriores. Ainda que o objetivo seja defender a necessidade de aplicação de políticas públicas.

Fonte:https://www.infoescola.com/sociologia/divida-historica/



2. O que são ações afirmativas para promoção da igualdade racial?

Ações afirmativas são políticas públicas feitas pelo governo ou pela iniciativa privada com o objetivo de corrigir desigualdades raciais presentes na sociedade, acumuladas ao longo de anos. Uma ação afirmativa busca oferecer igualdade de oportunidades a todos.

3. O que são movimentos sociais?

É uma forma da população se organizar, expressar os seus desejos e exigir os seus direitos. São fenômenos históricos, que resultam de lutas sociais, que vão transformando e introduzindo mudanças estruturais nas sociedades.

Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://www.politize.com.br/movimentos-sociais/&ved=2ahUKEwj3u_zY67_xAhWIHLkGHVc0Dj4QFjAAegQIDRAC&usg=AOvVaw1I8VG_LC9e8XM23JWG6R7-&cshid=1625072977012

4- O que é o movimento social negro e quais suas pautas e demandas sociais?

corresponde a uma série de organizações de tamanhos diferentes que lutam contra o racismo, por inclusão e por direitos civis. E mais atualmente, incluíram em suas pautas a luta de liberdade religiosa, as lutas feministas e LGBT.

Fonte: https://www.google.com/url?sa=t&source=web&rct=j&url=https://querobolsa.com.br/enem/sociologia/movimento-negro%23:~:text%3DO%2520movimento%2520negro%2520no%2520Brasil,as%2520lutas%2520feministas%2520e%2520LGBT.&ved=2ahUKEwiw9-Gf7b_xAhXAqpUCHRK8CyMQFjABegQIAxAF&usg=AOvVaw0lGT5_UKt1Q_o7l3JZazOU&cshid=1625073335590

Disciplina: Sociologia. Professor: Marcos Sousa./a: andra lima/Turma: 101. 3a. Atividade Remota de Sociologia. MLC – 2021 Belém/pa.

  • 1- Analise e explique a afirmativa do texto: “Ainda estamos tentando recuperar a forma traumática
    como essa abolição aconteceu, deixando a população negra à sua própria sorte”.

O texto num todo fala sobre como foi difícil e traumática a vida dos negros ao longo dos anos, principalmente em 1888, quando finalmente a lei Áurea foi decretada pela Princesa Isabel.

Na época muitos negros se iludiram, pensavam que após a abolição eles iam ter uma vida normal como os “brancos”, assim como hoje em dia, na época muitos eram racistas, muitos mesmo. Assim como nós os negros também precisavam de empregos, saneamento .. coisas básicas do dia a dia para sobreviver, mas só pelo fato de terem a pele um pouco mais escura, eles sofriam e sofrem muito.

Essa frase com poucas palavras falou muito sobre, até hoje, apesar de ter muitos racistas no mundo, pelo menos a maioria quer recuperar a essência das pessoas, sem reparar em cor, gênero, raça e etc…

Queremos e lutamos todos os dias por um mundo melhor

2. Analise e explique a afirmativa do texto: “Essa data é, desde o início dos anos 80, considerada pelo
movimento negro como um dia nacional de luta contra o racismo.

Essa data(13 de mai), foi marcada como um dia de luta por muitos motivos. O principal de todos é que foi a partir desse dia que os negros puderam ter um pouco mais de voz, e foram, meramente, considerados pessoas.,

Também, “é preciso entender que o dia 13 de maio também simboliza a luta de pessoas como José do Patrocínio, Luiz Gama, que foram lideranças fundamentais e estiveram no centro da luta abolicionista.”

O fato é que nesse dia os negros puderam fazer “justiça”, com protestos, fazendo assim com que eles conseguissem aos poucos o direito de igualdade.

Fonte: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/05/13/por-que-o-13-de-maio-e-uma-data-de-protesto-e-nao-de-comemoracao.htm

Disciplina: Sociologia. Professor: Marcos Sousa./a: andra lima/Turma: 101. 1a. Atividade Remota de Sociologia. MLC – 2021 Belém/pa.

1-o que são classes sociais para o sociólogo Karl Marx?

Para ele, a posição social de um indivíduo é resultado da combinação de três fatores:

  • o status (honra, prestígio);
  • a riqueza (renda, posses);
  • o poder, isto é, a capacidade de influência sobre outros segmentos da sociedade.

2-oque são luta de classes para Karl Marx?

Segundo Karl Marx, a luta de classes só acabará quando o sistema capitalista for banido e desaparecerem as classes sociais.

Disciplina: Sociologia. Professor: Marcos Sousa./a: andra lima/Turma: 101. 3a. Atividade Remota de Sociologia. MLC – 2021 Belém/pa.

A luta dos estudantes pra conseguirem meia-passagem de ônibus 🚏.

Durante as décadas de 1980 e 1990, o movimento estudantil paraense viveu um dos maiores momentos de sua história. Milhares de estudantes deixaram as salas de aula e tomaram as ruas de Belém, em luta aberta pela conquista da meia-passagem. Do outro lado, os empresários do setor de transporte e o Estado, protegidos por pelotões de policiais militares armados até os dentes. Depois de muitas manifestações, que resultaram em ônibus incendiados, vidros quebrados, rotas desviadas e estudantes presos e feridos, a meia-passagem foi conquistada.


As principais reivindicações na lista dos universitários da UFPA, entre outras bandeiras, eram: construção do restaurante universitário, meia-passagem e eleições diretas para todas as instâncias de poder, incluindo para os cargos de reitor e diretor de centros didático-científico da UFPA.

No dia 2 de setembro de 1985, os estudantes voltam às ruas em protesto contra o limite estabelecido pelo governo. No dia seguinte, os jornais de Belém estamparam fotos de estudantes em plena operação “pula-roleta” em ônibus da empresa “Guajará”. Os manifestantes exigiam meia-passagem sem limites, mediante apresentação de carteirinha. O professor José Maia, então estudante do curso de História, explica que os tíquetes com 44 passagens eram insuficientes para todas as atividades que os estudantes desenvolviam fora do campus, como parte do trabalho acadêmico. O meio mais prático era, sem dúvida, a carteirinha de meia-passagem.

As manifestações ocorriam sempre à noite. Os estudantes paravam os ônibus, pulavam a roleta e controlavam o itinerário, em geral desviado até o bairro de São Braz, onde se concentravam antes de seguir, cantando palavras de ordem, até a Residência do Governador (atual Parque da Residência) ou ao Palácio do Governo. A arregimentação no campus era feita por meio de arrastão em sala de aula. Com os ânimos exaltados, não raro, aconteceram quebra-

Foram seis meses sem meia passagem, lembra a hoje doutoranda em Educação pela PUC, de São Paulo, Socorro Coelho, professora do Centro de Educação da UFPA, dirigente estudantil processada em 1990, fato que ainda hoje lhe causa sérios transtornos, como, por exemplo, ser impedida de viajar a Portugal para dar continuidade à sua pesquisa. A suspensão dos tíquetes revoltou todos os estudantes e também suas famílias, que tinham na meia-passagem uma redução de despesas. Foi então que se realizou uma série de manifestações memoráveis, com a última, a maior, envolvendo mais de nove mil participantes, segundo cálculos da polícia.

A gigantesca manifestação fugiu ao esquema de controle das lideranças. O carro do jornal O Liberal foi apedrejado, o mesmo ocorrendo com a Residência do Governador, 72 estudantes foram feridos em confronto com a polícia, alguns espancados violentamente, vários foram detidos, 27 ônibus foram depredados. A manifestação ganhou repercussão nacional. Depois dessa guerra nas ruas de Belém, o governo aquiesceu e atendeu a reivindicação dos estudantes.

Protestos contra o controle eletrônico

Muita coisa mudou no setor de transporte coletivo em Belém depois da conquista da meia-passagem. O transporte foi municipalizado e passou a ser controlado pela Companhia de Transporte de Belém. A idéia de controlar a meia-passagem por meio eletrônico, ganhou corpo na administração do prefeito Edmilson Rodrigues e foi colocada em prática na administração do prefeito Duciomar Costa, por meio do “Passe Fácil”.

Recentemente, no entanto, os estudantes voltaram às ruas, mesmo que timidamente, para exigir o fim do controle eletrônico via satélite. Através dele, o cartão de meia passagem é bloqueado se o estudante passar menos de 15 minutos no interior de um coletivo. Segundo Hildete Costa, “o atual controle eletrônico até no nome demonstra a real intenção de mudar o imaginário dos estudantes, na medida em que pode induzi-los a ver a meia-passagem não como resultado de uma conquista do movimento social, mas como concessão do poder municipal”.

2 atividade remota de sociologia/ aluna: Andra Carolina da Costa Lima/ t:101 /t: integral .

1-o que significa sociologia no processo de socialização?


Para a sociologia, o processo de socialização define-se como sendo a assimilação que um determinado indivíduo ou grupo pequeno, faz de hábitos, características comportamentais e culturais do grupo social no qual está inserido. A assimilação sócio comportamental e cultural torna-se própria daquele indivíduo que a aceitou e assimilou.

2-o que significa estranhamento social na sociologia?

 a uma análise científica da sociedade. O movimento de estranhamento e desnaturalização mesmo diante de situações tidas como óbvias, como, por exemplo, na temática familiar, confere especificidade ao ensino da Sociologia, pois permite que fenômenos aparentemente consolidados suscitem dúvidas, revelem contradições, etc.

O processo de estranhamento oferece ao aluno um ponto de partida, uma possibilidade para o desenvolvimento de um saber capaz de levar o indivíduo de encontro a um debate mais amplo. Somado a isso, a desnaturalização surge como o início da superação de certas noções consolidadas naturalmente, o que permite que o aluno ultrapasse os limites do senso comum. Esse movimento permite ao individuo inquietar-se criticamente com questões corriqueiras e consagradas pela normalidade.

3-por que se afirma sociologicamente que o ser humano é um ser social?

ser humano é considerado um ser social, pois é incapaz de sobreviver sozinho tal qual os animais. Isso significa que a vida em sociedade é fundamental para o desenvolvimento do homem e sua construção enquanto sujeito portador de cultura.

MANUEL LEITE CARNEIRO |A:Andra Carolina, t:101, t:integral

Aluna: Andra Carolina da Costa Lima

Escola: Manuel Leite Carneiro

Turma: 101 Série: 1° ano /período integral

Disciplina: sociologia.         data:26-02-2021

A-   Por que se diz que a sociologia na sua origem surge num contexto histórico moderno?

Porque A sociologia surgiu, na primeira metade do século XIX, sob o impacto da Revolução Industrial e da Revolução Francesa. As transformações econômicas, políticas e culturais suscitadas por esses acontecimentos criaram a impressão generalizada de que a Europa vivia o alvorecer de uma nova sociedade.

Fonte:https://blogdaboitempo.com.br/2012/11/23/apontamentos-sobre-o-nascimento-da-sociologia/


b) O que são fenômenos sociais para a Sociologia? 

Fenômenos sociais são acontecimentos da vida social e estão principalmente relacionado ao comportamento de um grupo ou sociedade… tais esses , como exemplo de desemprego, saneamento, inflação, taxas de mortalidade e etc…

PS: Resposta tirada do site https://querobolsa.com.br/

Fenômenos sociais sobre questões raciais e justiça pelo João Pedro e George Floyd que foram apenas duas vítimas de muitas espalhadas pelo mundo 🌎


c) Por que se afirma sociologicamente que o ser humano não é um ser natural?

O Homem não se limita ao mundo natural; ele o transcende e o transforma. Transcende porque tem expectativas que não se limitam ao mundo como ele se apresenta e nem à sua materialidade. Transforma porque o recria constantemente, imprimindo sua marca: a marca da cultura. Em razão disso é que dizemos que o Homem se humaniza produzindo seu mundo, gerando sua marca cultural ou as diferentes manifestações culturais. Ou seja, diferentemente de outros seres, o humano se autoproduz reproduzindo o meio que o circunda; recria o mundo natural e o já criado, criando novo significado e novas formas de aproveitamento das realidades já existentes.

O que eu entendi :Sociologicamente isso é afirmado pelo fato de que a nossa sociedade é mutáve, tudo está em transformação constante e o humano é facilmente influenciado com essa transformação.

Fonte:https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/filosofia/uma-antropologia-cultura*-iii-cultura-criacao-humana.htm

Andra Carolina/turma:101 Manuel Leite

A-   Por que se diz que a sociologia na sua origem surge num contexto histórico moderno?

“Essa disciplina marca a mudança da maneira de se pensar a realidade social”, ou seja, pelo que eu entendi, a sociologia discute as atualidades, os acontecimentos atuais por isso essa expressão, além de ser criada no século XIX.  

B-   A-   Por que se diz que a sociologia na sua origem surge num contexto histórico moderno?https://pin.it/2aFQKmfthat childYes queen work mama

O que tem na minha mesa

Eu passo cada vez mais tempo na minha mesa, fazendo de tudo: desde preparar os impostos da minha família até trabalhar neste blog. Por isso, meu espaço de trabalho está sempre mudando. Manter a bagunça sob controle é um desafio, então eu prefiro ter por perto apenas alguns itens de qualidade que sirvam para vários propósitos em vez de várias coisas de que talvez eu nunca vá precisar.

Meu planejador diário

O meu planejador é um daqueles fichários simples com argolas, que você encontra em qualquer papelaria. Folhas brancas. Sem linhas para delimitar minha letra ousada ou meus rabiscos. Eu tenho obsessão por anotar tudo e encher as páginas com listas de tarefas, esboços simples e ideias para posts do blog. Geralmente, eu uso um planejador por mês.

Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora